RASTABLOG
  

A BÚSSOLA DE OURO

CARTAZ DO FILME

Eu nunca confiei em criticuzinhos (= mentirosos amadores) que de tão pervertidos só recomendam lixo e malham os gênios. Babaram até o cúmulo da idolatria merdas como Harry Podre e O Senhor dos Anéis de Couro. E odiaram Nárnia. Pois agora deram pra caluniar da maneira mais demente e patética ("ação incessante que chegar a entediar"; alguém já viu uma cena de ação dar tédio? só em cabeça de invertido mesmo) o melhor filme épico-fantástico do cinema do século XXI: A Bússola de Ouro. Como sempre, minha resposta é: mande a crítica pro inferno e CORRA PRO CINEMA PARA ASSISTIR LOGO ESSA DELICIOSA HERESIA.

Não, esse não é mais um filme infantil-ingênuo-deslumbrado com ares medievais. Na verdade, mais parece a Inglaterra século 19 na Era Vitoriana. Que fique bem claro: The Golden Compass não é um filme para crianças. É um filme forte e pesado, no melhor sentido. Os (poucos) atores-mirins não poderão assistir tão cedo. Ninguém aqui é ingênuo. Aliás, na sessão que eu assisti, não tinha nenhum menor de idade. Juro. Essa é a 1ª parte da trilogia originalmente chamada The Dark Matter (A Matéria Escura) depois renomeada para Fronteiras do Universo, que desafia a Igreja diretamente questionando várias crenças religiosas cristãs.

As metáforas são perturbadoras, principalmente as insinuações psicológicas: você já viu um urso alcoólatra? Pois vai ver um agora, virando um balde de uísque de um gole só; um guerreiro fracassado, totalmente falido e viciado até a medula. Sim, há armas de fogo, explosões, intrigas, traições, assassinatos, conspirações e intrigas políticas. E somente atores da pesada. Mas o principal é: A Bússola de Ouro é um filme ANARQUISTA. Tanto que precisaram até suavizar alguns termos pra não gerar polêmica demais. No filme, a organização criminosa que oprime o mundo é chamada de O Magistério. No original do livro do escritor inglês Phillip Pullman, o nome da máfia é a Igreja.

Esta abordagem anti-religião levou a que o livro de Pullman fosse acusado por organizações religiosas na Europa e nos Estados Unidos de ser anti-cristão. A Bússola de Ouro provoca nos fiéis aquela sensação em que o indivíduo duvida da própria fé; é a cataclísmica perda de referenciais que sacode os céus e só pode ser definida numa palavra: ESCÂNDALO . Todas as referências à religião desapareceram assim do filme. De todo modo, isso fica evidente nas roupas eclesiásticas dos vilões chefes, como Christopher Lee. Exceto pela sedutora e manipuladora Sra. Coulter (Nicole Kidman, maravilhosa como vilã). Há também os cientistas que fazem experiências de lavagem cerebral de crianças e os guardas cossacos-nazistas.

A história se passa numa Terra alternativa, mas em conexão com bilhões de outras Terras, inclusive o nosso mundo. Só existe uma instituição no planeta que o Magistério/Igreja ainda não controla: a Universidade. Mas o cerco se aperta quando o pesquisador Asriel (Daniel Craig, o novo James Bond) descobre a verdade sobre o Pó interdimensional, cuja própria existência é um Dogma: não deve sequer ser mencionado. O que o Magistério/Igreja quer mesmo é a mais totalitária de todas as ditaduras: a espiritual, tornando todos nós escravos voluntários. O que está em jogo então é o mais superlativo dos prêmios de toda a ficção; assim mesmo, com tudo em maiúsculas: ao acessar todos os bilhões Universos paralelos, os Doutrinadores irão destruir todo o nosso Livre-Arbítrio. E impor a Instituição da força espiritual chamada Autoridade.

Todos os heróis são anárquicos. Com todas as virtudes dos punks: anarquistas, niilistas, iconoclastas. O bom e velho "homem do Velho Oeste" Sam Elliott arrasa com o carisma irresistível de um pistoleiro solitário comandante de aeronave (o aventureiro Lee Scoresby, num tipo equivalente ao Han Solo de Guerra nas Estrelas). É sempre um prazer assistir Sam na telona, imprimindo o ar de autenticidade ao rarefeito cinema atual, com o seu bigode mítico, a voz rouca, grave e cavernosa e as expressões de senhor experiente. Há também os guerreiros gípcios - nada a ver com os egípcios - o original em inglês vem de gypsys - os ciganos - a maior cultura nômade anarquista do planeta, ou "o povo mais desobediente do mundo". Que por isso mesmo foram massacrados aos milhões pelos nazistas e comunistas. Outro grupo de rebeldes que foi perseguido e exterminado pela Igreja: as bruxas - lideradas por Serafina Pekkala (Eva Green, a bond girl de 007 Cassino Royale). Aqui, elas são uma verdadeira força aérea de amazonas, voando sem vassouras e atirando com arco e flecha, combatendo exércitos.

Tudo é perfeito: produção nota 1000, direção de arte classe As imagens belíssimas, aeronaves com desenho original de encher os olhos, efeitos tão impecáveis que você esquece que são efeitos, pois é tão real: a porrada entre os dois ursos polares monarcas é absolutamente PUNK. Uma violência realista de assustar. E o golpe decisivo que encerra o combate é a coisa mais BRUTAL que eu já vi na tela do cinema em toda a minha vida. Ainda bem que só mostram o horror por um segundo, e evitaram a superabundância de sangue no gelo, senão muita gente ia desmaiar na platéia. Aliás, o confronto final é um maravilhoso CAOS: 4 forças se enfrentam ao mesmo tempo, numa batalha monstruosa no Pólo Norte, enquanto tudo explode ao redor. É a verdadeira guerra no fim do mundo.

 



Categoria: cinema: comentário
Escrito por Ernesto Ribeiro às 07h27
[] [envie esta mensagem] []


 
  

PADRE PIO

Padre Pio quando jovem

A exumação do corpo de Padre Pio, um dos santos mais populares da Itália, tem gerado protestos de familiares e devotos. Autoridades da Igreja [Vaticano] anunciaram que neste 40º aniversário da morte do religioso seu corpo será exposto à veneração [visitação] pública a partir do mês de abril [2008]. Parentes de Padre Pio protestam e ameaçam levar o bispo à corte de Justiça se o projeto da exumação for adiante. O cadáver repousa em uma cripta, na igreja de San Giaovani Rotondo, sul da Itália. Em reconhecimento às milhares de curas milagrosas realizadas, Padre Pio, que era monge franciscano, foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002.

O arcebispo diz que o Vaticano tem autorização para a exumação. Porém, um advogado, representando uma sobrinha de Padre Pio que lidera uma associação de devotos do santo, disse que fará tudo o que for possível para impedir a profanação dos restos mortais do religioso. Padre Pio, [Pietrelcina, 25 de maio de 1887 — San Giovanni Rotondo, 23 de setembro de 1968], que passou a maior parte de sua vida em San Giovani Rotondo e lá morreu aos 81 anos de idade, era um "estigmatizado": suas mãos vertiam sangue copiosamente, chagas associadas ao martírio de Jesus Cristo.

Durante anos o Vaticano se opôs ao culto de Padre Pio que, não obstante, cresceu, especialmente na Itália. Posteriormente, a cúpula da Igreja mudou sua postura até distingui-lo com a grande honra da santificação. Nas diversas etapas do processo de canonização, primeiramente, o monge foi proclamado "venerável", em janeiro de 1990; em 1999 foi beatificado e tornou-se santo em 16 de junho de 2002, denominado São Pio de Pietrelcina. O dia de Padre Pio é 23 de setembro.

Além dos estigmas, Padre Pio apresentava outros "sinais milagrosos", como o dom da bilocação: parecer estar em dois lugares ao mesmo tempo; fenômeno da luminosidade; produção de perfume, que não raro exalava de suas chagas; dom da profecia sendo que, muitas de suas profecias foram póstumas, ou seja, ditadas depois de sua morte e, portanto, isso não é reconhecido pela Igreja Católica, que rejeita a comunicação dos Espíritos.

FONTE: Plan to dig up Padre Pio attacked
por David Willey | trad. Mahajah!ck
BBC NEWS | publicado em 07/01/2008

LINK RELACIONADO: São Pio de Pietrelcina

 



Categoria: budismo tibetano
Escrito por Mahajah!ck às 07h07
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 


notícias
HISTÓRICO


    CATEGORIAS
    Todas as mensagens
     ciencia fantastica
     cinema: comentário
     mundo animal
     budismo tibetano
     ninguém merece!



    OUTROS SITES
     UOL - O melhor conteúdo
     BOL - E-mail grátis
     Sofä da Sala Revista Ocultista
     JAHMUSIC NOTÍCIAS DE DEUS & DOS HOMENS
     JAHMUSIC LIVRO DE VISITAS
     MACABRO & FANTASIA NEWS-BLOG


    VOTAÇÃO
     Dê uma nota para meu blog!