RASTABLOG

budismo tibetano

  

A REENCARNAÇÃO DO DALAI LAMA

Tenzin Gyatso, O 14º Dalai Lama

Na China, mecanismo legal reclama autoridade para escolher o próximo Dalai Lama quando o atual, 14° de sua linhagem, morrer. A Administração Estatal de Assuntos Religiosos [China's State Administration of Religious Affairs] instituiu uma regulamentação proibindo a reencarnação de "Budas vivos" ou "santos monges" que não obtiverem aprovação do governo; uma tentativa ostensiva de manipular uma prática com séculos de tradição. Os futuros Lamas terão, assim, de ser aprovados pelo Partido Comunista, que é oficialmente ateu.

A nova regulamentação foi anunciada pelo lama tibetano Tubdain Kaizhub, ele mesmo, considerado um "Buda vivo" - ou reencarnação de um Iluminado, vice-presidente da Conferência Consultora da Política Para o Tibet [Tibet's Political Consultative Conference]. A decisão, ignorando o ritual religioso e a tradição historica, pretende decidir sobre as reencarnações interferindo nos procedimentos religiosos.

O atual Dalai Lama, Tenzin Gyatso, 72 anos [2008], considerado um "separatista" pelas autoridades chinesas, auto-exilou-se do Tibet em 1959 depois de escapar das autoridades chinesas empreendendo uma fuga espetacular. Mesmo exilado, ele continua sendo uma personalidade venerada que exerce enorme influência em seu país, Prêmio Nobel da Paz, contando com simpatizantes em todo mundo.

A nova lei, imposta em setembro de 2007, exclui do clero tibetano qualquer monge budista que viva fora da China e que reconheça a reencarnação tradicional dos "Buda Vivos" passando por cima dos mil "Budas vivos" do Tibet e das áreas de Sichuan, Qinghai, Gansu e Yunnan, desde 1991. Em 1995, as autoridades da China Cominista e o Dalai Lama escolheram reencarnações "rivais" do 10º Panchen Lama, a segunda figura mais importante da hierarquia lamaísta tibetana. O garoto apontado pelo Dalai Lama, na época com seis anos de idade, desapareceu por ação do Governo chinês, fato que tem provocado protestos de grupos internacionais relacionados aos direitos humanos que o denominam "o mais jovem prisioneiro político do mundo".

Sobre a sucessão do Dalai Lama, ele mesmo tem feito algumas declarações interessantes e controversas. Em novembro de 2007, o líder espiritual dos tinetanos revelou que seu sucessor, que é ele mesmo reencarnado, poderá nascer fora do Tibet caso ele morra fora daquele país: "Se eu morrer como refugiado, certamente e logicamente, minha reencarnação se fará fora do Tibet". Em dezembro do mesmo ano, outra declaração ainda mais polêmica afirma que a próxima reencarnação de Tenzin Gyatso poderá ser uma do sexo feminino.

Embora existam mulheres lamas, ou "Budas vivos", os homens predominam nesta condição. O Dalai explicou que se o Espírito do lama desencarnado entender que sua reencarnação como mulher será proveitosa para o mundo, a escolha pelo sexo feminino pode ser feita. Disse, ainda, que seu sucessor poderá encarnar antes de sua morte; deste modo, ele não mais viria ao mundo com Dalai Lama. Existe também a possibilidade do novo Dalai Lama ser escolhido pelos mestres anciãos através de um referendum, o que seria um rompimento com a tradição que dura séculos.

Os sucessores do Dalai Lama são escolhidos por um comitê de monges que encontram uma criança nascida depois da morte do Dalai, que, supõe-se, como base em vários indícios, é, de fato, a reencarnação daquele que morreu. A questão cresce em importância à medida em que o dalai envelhece, aproximando-se, assim, inevitavelmente, o momento de sua morte.

LINK RELACIONADO: O Futuro do Budismo Tibetano

FONTES:
Dalai Lama says successor could be a woman | Telegraph UK - publicado em 07/12/2007
Dalai Lama afirma que seu sucessor será escolhido fora do Tibet | UOL Notícias - publicado em 27/11/2007
No reincarnations without approval | NEWS AUSTRÁLIA - publicado em 23/11/2008

 



Escrito por Mahajah!ck às 20h42
[] [envie esta mensagem] []


 
  

PADRE PIO

Padre Pio quando jovem

A exumação do corpo de Padre Pio, um dos santos mais populares da Itália, tem gerado protestos de familiares e devotos. Autoridades da Igreja [Vaticano] anunciaram que neste 40º aniversário da morte do religioso seu corpo será exposto à veneração [visitação] pública a partir do mês de abril [2008]. Parentes de Padre Pio protestam e ameaçam levar o bispo à corte de Justiça se o projeto da exumação for adiante. O cadáver repousa em uma cripta, na igreja de San Giaovani Rotondo, sul da Itália. Em reconhecimento às milhares de curas milagrosas realizadas, Padre Pio, que era monge franciscano, foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002.

O arcebispo diz que o Vaticano tem autorização para a exumação. Porém, um advogado, representando uma sobrinha de Padre Pio que lidera uma associação de devotos do santo, disse que fará tudo o que for possível para impedir a profanação dos restos mortais do religioso. Padre Pio, [Pietrelcina, 25 de maio de 1887 — San Giovanni Rotondo, 23 de setembro de 1968], que passou a maior parte de sua vida em San Giovani Rotondo e lá morreu aos 81 anos de idade, era um "estigmatizado": suas mãos vertiam sangue copiosamente, chagas associadas ao martírio de Jesus Cristo.

Durante anos o Vaticano se opôs ao culto de Padre Pio que, não obstante, cresceu, especialmente na Itália. Posteriormente, a cúpula da Igreja mudou sua postura até distingui-lo com a grande honra da santificação. Nas diversas etapas do processo de canonização, primeiramente, o monge foi proclamado "venerável", em janeiro de 1990; em 1999 foi beatificado e tornou-se santo em 16 de junho de 2002, denominado São Pio de Pietrelcina. O dia de Padre Pio é 23 de setembro.

Além dos estigmas, Padre Pio apresentava outros "sinais milagrosos", como o dom da bilocação: parecer estar em dois lugares ao mesmo tempo; fenômeno da luminosidade; produção de perfume, que não raro exalava de suas chagas; dom da profecia sendo que, muitas de suas profecias foram póstumas, ou seja, ditadas depois de sua morte e, portanto, isso não é reconhecido pela Igreja Católica, que rejeita a comunicação dos Espíritos.

FONTE: Plan to dig up Padre Pio attacked
por David Willey | trad. Mahajah!ck
BBC NEWS | publicado em 07/01/2008

LINK RELACIONADO: São Pio de Pietrelcina

 



Escrito por Mahajah!ck às 07h07
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Milagre na Rússia

Rússia: terra do sobrenatural

Na Rússia, na cidade de Krasnoyarsk, um bebê, que nasceu cego, voltou a enxergar depois de ser batizado [na Igreja Ortodoxa]. Vanya Kutashevsky veio ao mundo com problemas sérios. Os médicos consideravam o garoto um caso perdido: jamais poderia andar ou falar e uma atrofia ótica tornava-o cego. A mãe, chamada Natasha, foi aconselhada a deixar a criança em um orfanato. Chocada, a mulher, que é separada e sozinha no mundo, recusou abandonar o filho. Ao contrário, devotou-se completamente a cuidar do pequeno Vanya.

Todas as manhãs, dava banho frio e massageava-lhe o corpo. O garoto se fortaleceu, começou a engatinhar e conseguiu ficar de pé. Esta mulher não tinha religião. Ainda assim, um dia, sentindo um profundo desamparo, entrou em uma igreja e conversou longamente com o padre, a quem relatou todas as suas dificuldades. O clérigo escutou atentamente e depois aconselhou: disse que ela e o filho poderiam alcançar uma grande benção se fossem batizados. Ela concordou; ambos foram batizados e tornaram-se paroquianos, freqüentadores da igreja. Em suas orações, Natasha pedia a Deus que reconstituísse a visão do filho.

Finalmente, o milagre aconteceu. Ela estava cozinhando; Vanya, brincava no quarto sob os cuidados de uma tia. Subitamente, a mãe ouviu a voz de criança: era Vanya. Além de andar, estava falando o menino que os médicos diagnosticaram mudo. A mãe correu a ver o que estava acontecendo e deparou-se com Vanya, de pé, com as mãozinhas estendidas, maravilhado, diante de um raio de sol que passava pela janela deixando entrever a poeira flutuando. Vanya divertia-se tentando agarrar aquele pó suspenso na luz. O garoto cego estava enxergando as minúsculas partículas de poeira.

Natasha levou o filho a um oculista que convidou outros médicos para que participassem dos exames. Vanya foi examinado com os mais modernos aparatos da medicina ótica e foi constatado que sua visão estava em um miraculoso processo de restauração. Em poucos meses, Vanya tinha visão perfeita.

O padre de Krasnoyarsk comentou que milagres como o que aconteceu com o garoto Vanya não são incomuns. Ele conta que batizou um paciente em um hospital diagnosticado como incapaz de andar. Depois do batismo, este homem saiu do hospital e foi andando até a igreja. São fatos que comprovam o poder da fé [pensamento] em produzir fenômenos que a ciência não consegue explicar. FONTE: Blind boy sees light again after baptism in Russia - PRAVDA/ENGLISH | publicado em 02/11/2007

 



Escrito por Mahajah!ck às 22h04
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Rússia: O Jovem Santo Vyacheslav

O jovem santo russo 

Na Rússia, na cidade de Chebarkul, a sepultura de um garoto, que morreu aos 10 anos, em 1993, é lugar de devoção de milhares de peregrinos que visitam o local todos os anos. Levam flores, rezam e muitos pegam um punhado de terra e colocam em saquinhos: há rumores de que a terra tem poderes curativos. Slava Krasheninnikov era dotado com o miraculoso dom de prever o futuro e de curar doenças.

As pessoas que veneram o menino como santo têm um retrato dele, que foi desenhado como um anjo. A pintura é denominada "O Jovem Santo Vyacheslav"; acredita-se que seu retorno acabará com o sofrimento.

Slava Krahseninnikov morreu cinco dias depois do seu aniversário. O garoto recebeu um local de celebração depois de sua morte.  Ele dizia que tinha o dom de prever o futuro, diagnosticar doenças e curá-las. Slava nunca cobrava pelos seus serviços. "Eu tenho um dom de Deus. E eu tenho que usá-los generosamente para ajudar aqueles que precisam Foi essa a mensagem que eu recebi lá de cima", Slava dizia para sua mãe.

Uma vez ele encontrou dez dólares amarrotados no bolso do seu casaco. Aparentemente, um dos seus pacientes tinha colocado o dinheiro como forma de gratidão. Slava mandou devolver o dinheiro para seu dono. Devotos formavam filas todos na porta de sua casa, esperando por sua ajuda. Slava nunca decepcionava as expectativas daqueles que o procuravam. Ele ajudava, curava e confortava as pessoas em suas dores mentais e físicas. Slava previu sua própria morte seis meses antes de acontecer.

"Eu ainda não sei por que meu filho morreu tão precocemente”, disse Valentina, mãe de Slava. "Os médicos foram incapazes de diagnosticar a terrível doença que matou meu filho. Um deles me falou: 'Parece que alguma coisa ou alguém sugou o sangue dele até secar'. Nós estávamos completamente desorientados para determinar a natureza de sua doença”, acrescentou Valentina. Slava continuou ajudando as pessoas na sua cama na ala de hematologia do hospital. Slava estava quase  inconsciente três dias antes de morrer. Mesmo assim ele continuou socorrendo as pessoas. Mas não teve forças suficientes para superar a própria doença.

A terra da sepultura de Slava parece fresca. Os parentes do garoto têm acrescentado mais terra regularmente nas bases devido ao constante retirada de terra feita pelos peregrinos que acreditam que a terra têm poderes curativos. "As pessoas fazem uma polpa adicionando água na terra. Eles aplicam esse ungüento nas partes afetadas no corpo.Muitas pessoas voltam para agradecer. A cada minuto partes do mármore do túmulo e pequenas pedras são retiradas por causa do seu grande poder curativo. Eles colocam a substância na água e bebem a solução.

Os parentes de Slava mantêm uma pequena cadeira na qual o pequeno Slava sentava. Logo depois de sua morte sua mãe pensou em se desfazer da cadeira. Entretanto ela mudou de idéia depois que uma mulher muito religiosa pediu não se desfizesse do objeto. Parentes de crianças em estado terminal levam fotos que são colocadas na cadeira e miraculosamente a doença é curada.

Um grande numero de pinturas de Slava de quando ele ainda estava vivo na terra que viveu. Os ícones foram comprados por diferentes países e monastérios. De fato, muitas pessoas compram as relíquias da casa dos seus pais. A mãe colocou alguns objetos do garoto ao redor do tumulo: "Um monge me deu uma pintura de Nicolau II há dois meses. Eu a coloquei no túmulo. Logo as pessoas falaram que a pintura começou a fazer milagres," conta Valentina.

Slava visitou os mosteiros das Três Santidades e de Santo Sergio Laura na cidade de Sergiyev Pasad. Ele foi bem recebido e os santos padres não tinham dúvida que o garoto era um presente de Deus. Uma pintura com o rosto de Slava chegou a sua casa a dois meses atrás. A pintura foi feita por um profissional em ícones. "A nova pintura ira para o cemitério para que os peregrinos possam beijá-la e tocá-la. Eu estou certa que a alma de Slava pode ouvir as vozes das pessoas que querem sua ajuda,"  conclui Valentina. FONTE: PRAVDA ENGLISH LINK RELACIONADO: VISSARION, O CRISTO SIBERIANO



Escrito por Carol Beck às 05h30
[] [envie esta mensagem] []


 
  

China: Aparição do Buda no Arco-Íris

A Aparição... 

Uma silhueta humana apareceu no meio do halo de um arco-íris, depois de uma forte chuva, no alto da montanha Zushan, em Qinhuangdao, norte da província chinesa de Heibei, em 1º de julho (2007). A "aparição" foi observada por mais de uma hora por turistas . Muitos acreditavam que a visão era uma manifestação do Buda Sakyamuni. FONTE: SHANGAI-IST



Escrito por Mahajah!ck às 15h00
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Man: A Raiz das Coisas Humanas

 

 

A palavra sânscrita MAN - que significa pensar é a raiz da palavra HOMEM em várias línguas. Man-u, ou Manu, de Manus, instrutores da Humanidade na cultura budista esotérica, que dizer PENSADOR. No latim, mens é "mente". Para os egípcios menés é a "Mente-mestra". Ainda entre os esotéricos budistas MANAS é o quinto princípio do Homem e Amânansa, se refere à Humanidade Arcaica dos indivíduos "sem-mente" e Manushyas, são os antepassados da Humanidade.
FONTE: ANTROPOGÊNESE. H.P. Blavatsky. SP: Pensamento, 2003.



Escrito por Mahajah!ck às 19h00
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 


notícias
HISTÓRICO


    CATEGORIAS
    Todas as mensagens
     ciencia fantastica
     cinema: comentário
     mundo animal
     budismo tibetano
     ninguém merece!



    OUTROS SITES
     UOL - O melhor conteúdo
     BOL - E-mail grátis
     Sofä da Sala Revista Ocultista
     JAHMUSIC NOTÍCIAS DE DEUS & DOS HOMENS
     JAHMUSIC LIVRO DE VISITAS
     MACABRO & FANTASIA NEWS-BLOG


    VOTAÇÃO
     Dê uma nota para meu blog!