RASTABLOG

cinema: comentário

  

A BÚSSOLA DE OURO

CARTAZ DO FILME

Eu nunca confiei em criticuzinhos (= mentirosos amadores) que de tão pervertidos só recomendam lixo e malham os gênios. Babaram até o cúmulo da idolatria merdas como Harry Podre e O Senhor dos Anéis de Couro. E odiaram Nárnia. Pois agora deram pra caluniar da maneira mais demente e patética ("ação incessante que chegar a entediar"; alguém já viu uma cena de ação dar tédio? só em cabeça de invertido mesmo) o melhor filme épico-fantástico do cinema do século XXI: A Bússola de Ouro. Como sempre, minha resposta é: mande a crítica pro inferno e CORRA PRO CINEMA PARA ASSISTIR LOGO ESSA DELICIOSA HERESIA.

Não, esse não é mais um filme infantil-ingênuo-deslumbrado com ares medievais. Na verdade, mais parece a Inglaterra século 19 na Era Vitoriana. Que fique bem claro: The Golden Compass não é um filme para crianças. É um filme forte e pesado, no melhor sentido. Os (poucos) atores-mirins não poderão assistir tão cedo. Ninguém aqui é ingênuo. Aliás, na sessão que eu assisti, não tinha nenhum menor de idade. Juro. Essa é a 1ª parte da trilogia originalmente chamada The Dark Matter (A Matéria Escura) depois renomeada para Fronteiras do Universo, que desafia a Igreja diretamente questionando várias crenças religiosas cristãs.

As metáforas são perturbadoras, principalmente as insinuações psicológicas: você já viu um urso alcoólatra? Pois vai ver um agora, virando um balde de uísque de um gole só; um guerreiro fracassado, totalmente falido e viciado até a medula. Sim, há armas de fogo, explosões, intrigas, traições, assassinatos, conspirações e intrigas políticas. E somente atores da pesada. Mas o principal é: A Bússola de Ouro é um filme ANARQUISTA. Tanto que precisaram até suavizar alguns termos pra não gerar polêmica demais. No filme, a organização criminosa que oprime o mundo é chamada de O Magistério. No original do livro do escritor inglês Phillip Pullman, o nome da máfia é a Igreja.

Esta abordagem anti-religião levou a que o livro de Pullman fosse acusado por organizações religiosas na Europa e nos Estados Unidos de ser anti-cristão. A Bússola de Ouro provoca nos fiéis aquela sensação em que o indivíduo duvida da própria fé; é a cataclísmica perda de referenciais que sacode os céus e só pode ser definida numa palavra: ESCÂNDALO . Todas as referências à religião desapareceram assim do filme. De todo modo, isso fica evidente nas roupas eclesiásticas dos vilões chefes, como Christopher Lee. Exceto pela sedutora e manipuladora Sra. Coulter (Nicole Kidman, maravilhosa como vilã). Há também os cientistas que fazem experiências de lavagem cerebral de crianças e os guardas cossacos-nazistas.

A história se passa numa Terra alternativa, mas em conexão com bilhões de outras Terras, inclusive o nosso mundo. Só existe uma instituição no planeta que o Magistério/Igreja ainda não controla: a Universidade. Mas o cerco se aperta quando o pesquisador Asriel (Daniel Craig, o novo James Bond) descobre a verdade sobre o Pó interdimensional, cuja própria existência é um Dogma: não deve sequer ser mencionado. O que o Magistério/Igreja quer mesmo é a mais totalitária de todas as ditaduras: a espiritual, tornando todos nós escravos voluntários. O que está em jogo então é o mais superlativo dos prêmios de toda a ficção; assim mesmo, com tudo em maiúsculas: ao acessar todos os bilhões Universos paralelos, os Doutrinadores irão destruir todo o nosso Livre-Arbítrio. E impor a Instituição da força espiritual chamada Autoridade.

Todos os heróis são anárquicos. Com todas as virtudes dos punks: anarquistas, niilistas, iconoclastas. O bom e velho "homem do Velho Oeste" Sam Elliott arrasa com o carisma irresistível de um pistoleiro solitário comandante de aeronave (o aventureiro Lee Scoresby, num tipo equivalente ao Han Solo de Guerra nas Estrelas). É sempre um prazer assistir Sam na telona, imprimindo o ar de autenticidade ao rarefeito cinema atual, com o seu bigode mítico, a voz rouca, grave e cavernosa e as expressões de senhor experiente. Há também os guerreiros gípcios - nada a ver com os egípcios - o original em inglês vem de gypsys - os ciganos - a maior cultura nômade anarquista do planeta, ou "o povo mais desobediente do mundo". Que por isso mesmo foram massacrados aos milhões pelos nazistas e comunistas. Outro grupo de rebeldes que foi perseguido e exterminado pela Igreja: as bruxas - lideradas por Serafina Pekkala (Eva Green, a bond girl de 007 Cassino Royale). Aqui, elas são uma verdadeira força aérea de amazonas, voando sem vassouras e atirando com arco e flecha, combatendo exércitos.

Tudo é perfeito: produção nota 1000, direção de arte classe As imagens belíssimas, aeronaves com desenho original de encher os olhos, efeitos tão impecáveis que você esquece que são efeitos, pois é tão real: a porrada entre os dois ursos polares monarcas é absolutamente PUNK. Uma violência realista de assustar. E o golpe decisivo que encerra o combate é a coisa mais BRUTAL que eu já vi na tela do cinema em toda a minha vida. Ainda bem que só mostram o horror por um segundo, e evitaram a superabundância de sangue no gelo, senão muita gente ia desmaiar na platéia. Aliás, o confronto final é um maravilhoso CAOS: 4 forças se enfrentam ao mesmo tempo, numa batalha monstruosa no Pólo Norte, enquanto tudo explode ao redor. É a verdadeira guerra no fim do mundo.

 



Escrito por Ernesto Ribeiro às 07h27
[] [envie esta mensagem] []


 
  

RÚSSIA: O MENINO-LOBO DE KALUGA

Lyokha, o menino-lobo da floresta russaFERAL CHILD: A policia russa está caçando um menino lobo que escapou de uma clinica, em Moscou, um dia depois de ter sido resgatado da floresta. Os médicos estavam chocados: o garoto, que range os dentes [rosna] e morde, foi encontrado vivendo com uma alcatéia em uma remota floresta em Kaluga, região central da Rússia. "Ele é realmente perigoso", disse o porta voz da polícia.

Comporta-se como um lobo e adquiriu hábitos lupinos. Tem dentes fortes e afiados, que podem realmente ferir uma pessoa. O garoto aparenta ter dez anos, mas depois de testes conduzidos por médicos, acredita-se que possa ser mais velho. Ele aparenta inteligência, porém não fala russo ou qualquer outra linguagem. Parece ter passou muitos anos vivendo na floresta.

Esses casos não são incomuns na Rússia onde há relatos de meninos Mogli abandonados pelos pais e que são criados por animais. O garoto anda com as pernas meio arqueadas. Segundo o jornal Tvoi Den: "Ele corria com os lobos e procurava comida com eles.” As pessoas do vilarejo onde ele foi encontrado dizem que ele vivia numa toca feita de folhas e gravetos em uma temperatura congelante.

A policia local colocou-lhe o nome de Lyokha, entretanto ninguém sabe qual é a sua verdadeira identidade. Ao chegar na clínica, estava sujo e com fome. Os médicos vestiram-no. O garoto saltava pelos corredores, destruía O quarto e alimentava-se como um animal.

Suas unhas e pés eram como garras.Depois de vinte quatro horas, ele driblou a segurança da clinica e escapou. Agora acredita-se que esteja perdido em Moscou. Um médico informou: "Nós não terminamos de fazer os exames. Somente tínhamos dado banho,cortado suas unhas e pego algumas amostras de sangue para testes. Ele é perigoso e que apresenta problemas psicológicos mas também pode ter uma infecção ou vírus constituindo risco de contaminação para outras pessoas."

FONTE: Werewolf boy' - who snarls and bites - on the run from police after escaping Moscow clinic
In DAILY MAIL ─ publicado em 21/12/2007

LINK RELACIONADO:
FERAL CHILDREN ─ AS CRIANÇAS QUE CRESCERAM ENTRE FERAS



Escrito por Carol Beck às 23h23
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Gêmeo Parasita: Capricho da Natureza

Lakshmi: tranquila

ÍNDIA: A menina, dois anos [em 2007], nasceu com quatro braços e quatro pernas. Ela será submetida a operações por médicos indianos que, esperam, restituir à garota uma anatomia normal. A anomalia foi gerada por uma divisão celular imperfeita no processo que deveria produzir gêmeos. No caso, o chamado "gêmeo parasita" parou de se desenvolver no ventre materno. O feto sobrevivente incorporou os membros [braços e pernas], rins e outros órgãos. A condição, muito rara, é denominada isciopagus.

A menina, recebeu o nome de Lakshmi, deusa da prosperidade. No vilarejo pobre onde nasceu, no norte do estado indiano de Bihar, muitos a reverenciam, como se ela fosse encarnação da divindade. Outro, se empenham em obter dinheiro para Lakshmi, porque entendem que a menina precisa de recursos para cuidar da saúde. Os pais de Lakshmi, Shambhu e Poonam, têm mantido a filha longe dos curiosos depois que um circo tentou comprar [!] a garota, informou reportagem do Hindustan Times. FONTE: Girl born with four arms and four legs to be operated on in India



Escrito por Mahajah!ck às 15h42
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Internet: Nova Tecnologia, Novo Vício

Viciados em Internet: a criatividade humana não tem limite...

O fenômeno lan house (lan é sigla para local área network) começou em 1996 na Coréia do Sul, onde existem atualmente 22 mil lojas - mais até do que nos EUA. No Brasil, elas chegaram em 1998 e hoje são quase quatro mil, sendo que em São Paulo são mais de 700. Elas se espalharam tanto que lojas em pequenas cidades foram usadas como base para golpes de hackers - outro problema delicado envolvendo o setor, fora a relação com os menores de idade. Rodrigo Bertolotto In UOL | NOTÍCIAS 21/09/2007

 

Na China, cidade de Guangzhou, sábado, 15 de setembro [2007], um homem de 30 anos morreu de exaustão depois de uma jornada de três dias jogando na internet. Ele desmaiou no cybercafé e morreu enquanto era socorrido por paramédicos. A China tem 140 milhões de internautas, o segundo maior número de usuários do mundo, depois dos Estados Unidos. É um dos maiores mercados dos games online. São dezenas de milhões de jogadores que freqüentam as LAN houses ou internet cafés e ali passam horas e horas sentados, em frente aos computadores. Muitas cidades já têm clínicas psiquiátricas voltadas para o tratamento do "vício da internet", internet addiction, que começou afetando, sobretudo, crianças e adolescentes e, hoje, alcança a faixa etária dos 30 anos ou mais.

O "vício da internet" é um fenômeno mundial e reportado já há alguns anos. Em agosto de 2005, o Pravda e a BBC noticiaram a morte de um sul-coreano de 28 anos nas mesmas condições do chinês de Guangzhou: exaustão depois de 50 horas devotadas ao game Starcraft, de simulação de batalhas, num internet café, na cidade de Taegu. Ele saiu de casa numa quarta-feira. Testemunhas contaram que somente parava para pequenos lanches e banheiro. Na sexta-feira a família resolveu procurá-lo. Achado no cybercafé, disse que terminaria o jogo e voltaria para casa. Morreu poucos minutos depois.

Ainda na Coréia, em outubro de 2002, na cidade de Kwangju, Kim Kyung-jae sofreu um colapso e morreu, aos 24 anos, depois de jogar por 86 horas. Também, neste caso, pausa, somente para lanche, banheiro e cigarros, caracterizando uma compulsão grave. Já naquele ano, 2002, mais da metade da população coreana acessava a internet banda-larga, em terminais domésticos ou em um dos 25 mil cybercafés de então, os chamados PC Bangs, abertos 24 horas, espalhados por todo o país. De volta à China, em maio de 2006, um garoto de 13 anos, depois 36 horas ininterruptas online jogando Warcraft, dirigiu-se ao topo de um prédio alto e se jogou; outra vítima fatal do internet addiction.

Em outubro de 2006 a Standford University [USA] divulgou o resultado de uma pesquisa realizada com 2 mil 513 usuários de internet. Descobriu que o típico viciado norte-americano tinha cerca de 30 anos, era branco [a] e bem educado [a], solitário/solteiro [a] e passava mais de 30 horas por semana gastando seu tempo com "uso não-essencial" do computador. Estudos que remontam a 1999 já detectavam o uso compulsivo da internet.

FONTES:
Jovens esquecem casa e dormem em lan house
Man dies after 3-day gaming binge
Korean boy dies after 50 hours of computer games
South Korea's gaming addicts
How to spot an internet addict
US shows signs of net addiction

 



Escrito por Mahajah!ck às 11h42
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Bruxas - Anjos - Mutantes: O Sobrenatural nas Novelas da TV

Paulo Coelho, o Mago Simon em Eterna Magia

FOTO: Paulo Coelho na gravação de Eterna Magia de Elizabeth Jhin, novela das 18 h, Rede Globo, que estreou em 14 de maio [2007].

Na Rede Globo, às seis da tarde, o mundo da magia européia transplantado para terras mineiras. Bruxas irlandesas do bem, as Valentinas, e as buxas do mal, as Rasputinas [referência ao místico russo Rasputin], protagonizam o folhetim. Para complementar, a participação especial do esotérico-mago-escritor Paulo Coelho, na versão histórica do Mestre das Valentinas; e como Flávio Falcão [Thiago Rodrigues] em sua versão avatar rejuvesnescido.

Na mesma emissora, na novela do horário seguinte [19 h], em Os Sete Pecados, transitam os anjos e as criaturas trevosas entre as peripécias das personagens divididas entre virtudes e vícios. Na Globo, o sobrenatural fez papel decisivo em muitas novelas.

São exemplos, poucos: Páginas da Vida, novela das 8 de Manoel Carlos exibida entre julho de 2006 e março de 2007. Nesta novela, a fantasma Nanda [atriz Fernanda Vasconcelos] interferia nos rumos da trama; Alma Gêmea [junho de 2005 - março de 2006] de Walcyr Carrasco, reencarnação, espiritismo, premonição, clarividência, retorno a vidas passadas e até xamanismo curativo entraram na novela; A Viagem, de Ivani Ribeiro [abril/outubro de 1994], espiritismo kardecista; O Beijo do Vampiro, [agosto de 2002-maio de2003], de Antônio Calmon, com suas criaturas trevosas e criaturas da luz em combate.

Enquanto isso, a Rede Record lança Caminhos do Coração. A novela, que estreou em 28 de agosto [2007], é uma iniciativa ousada na teledramaturgia de novelas, combinando ciência genética avançada em relação de causalidade com fenômenos sobrenaturais ou paranormais.

A trama tem uma coleção de seres mutantes, dotados de super-poderes. Tem telecinese, telepatia, microscopia e telescopia, indestrutibilidade, ultravelociade, zoomorfia [menino-lobo] e uma menina com asas, algo entre o anjo e o homem-pássaro.

Três novelas no ar, três histórias que evoluem através dos conflitos entre forças humanas e sobre-humanas, entre a ciências naturais e as ciências ocultas, fascinando o público pela surpresa sempre prometida por tudo o que é sobrenatural, oferecendo a solução ou salvação milagrosa nas mais difíceis situações.

O sucesso dessa temática em novelas, um produto destinado à grandes massas de consumidores, reflete o interesse atávico do povo em tudo o que maravilhoso, mágico; porque a magia e/ou milagre é a esperança última do homem frente aos seus temores essenciais: o desconhecido, o destino, o mal, a morte. Meditemos...



Escrito por Mahajah!ck às 22h55
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Dia da Visibilidade Lésbica!

Cartaz do Evento em SP

 

Na quarta-feira, 29 de agosto, é comemorado em todo o país o Dia da Visibilidade Lésbica, no contexto da Semana da Visibilidade Lésbica. A data refere-se aos 11 anos do 1º Seminário Nacional de Lésbicas, que aconteceu no Rio de Janeiro, [entre 29 de agosto e 1º de setembro] organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro e pelo Centro de Documentação Coisa de Mulher e reuniu mais de 100 ativistas do Brasil.

Yáskara Guelpa, militante do Coletivo de Feministas Lésbicas e da Associação Flor do Asfalto, comenta: "Dentro do universo GLBT ainda a visibilidade lésbica deixa muito a desejar. Seja porque as lésbicas ainda não são mais atuantes, seja porque o universo GLBT, quando a gente fala dos gays, existe ainda um machismo que a gente não pode negar. O Dia da Visibilidade é um dos dias mais importantes considerando que é as lésbicas devem se projetar, se assumirem lésbicas".

Em São Paulo a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual da Prefeitura [isso também existe?!] de São Paulo promove uma série de atividades até o dia 2 de setembro: filmes com temática lésbica, Planetário Free para lésbicas, mesa redonda: Saúde das Lésbicas. A programação completa em SP está no site da
SEPP - Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual.

Em Salvador - Bahia, o Dia da Visibilidade Lésbica é lembrado na segunda-feira, dia 27 de agosto [2007], no município de Lauro de Freitas, em sessão especial da Câmara Municipal tratando de temas de interesse das lésbicas, informou Franklin Silva, presidente do Grupo Gay da cidade.

FONTE: UOL | G-Online NEWS



Escrito por Mahajah!ck às 11h17
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Atemporais: Lançamento de CD

SAHLIN wAY E TAVINHO MAGALHÃES



Escrito por Rastablog - por Mahajah!ck às 04h49
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Rastafaris: Demitidos Por Causa de Dreadlocks

DREADLOCKS: POLÊMICA

CAPE TOWN: Cinco sul-africanos, guardas de presídio, foram demitidos porque recusaram cortas suas madeixas, dreadlocks [noticiado em 03/08/2007]. Todos eram funcionários na Pollsmoor, prisão situada na perifeiria de Cape Town [Cidade do Cabo]. Como motivo da demissão foi alegado desrespeito à disciplina do código de vestuário do Department of Correctional Services, informou, Benzi Soko, o porta-voz da Police and Prisions Civil Rights Union [União para os Direitos Civis de Policiais e prisionários].

Soko, que defende o direito dos rastafaris na questão, acrescenta: "O código de vestimenta não pode prevalecer sobre a Constituição, que garante a liberdade de religião. Nossos advogados estão preparando uma medida urgente a ser apresentada na Corte para que os funcionários sejam readmitidos imediatamente". FONTE: YAHOO NEWS | AFP



Escrito por UOL - enviado por Mahajah!ck às 20h52
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Shashamane: Desencanto da Promessa Rastafari

SHASHAMANE, ENTRADA DA CIDADE

SHASHAMANE | Etiópia: Shashamane é a "terra prometida" do mundo Rastafari. Localizada em à margem de uma estreita rodovia no antigo vale de Rift, é uma paisagem caracterizada por árvores esparsas, dotadas de troncos do tamanho de casas que se destacam em meio aos campos cultivados que brilham como o bronze à luz do crepúsculo. Entretanto, apesar do cenário, à primeira vista paradisíaco, Shashamane está longe de ser um paraíso. Desmond Martin, um pioneiro jamaicano que se estabeleceu há 30 anos na terra doada pelo rei Haile Selassie, comenta: "Nós amamos a Etiópia. A Etiópia é a nossa "Terra Santa" mas ainda estamos longe de ser considerados cidadãos etíopes".

Mais conhecidos pela música, o reggae, os cabelos crescidos enrolados em mechas, dreadlocks, as roupas coloridas e o alto consumo de marijüana, os seguidores da fé rastafari celebraram, dia 23 de julho, o mais importante dos seus dias santos, que comemora o nascimento de Selassie, o líder etíope a quem os rastafaris adoram como o "messias negro" [ainda que Selassie não fosse exatamente negro, antes, mestiço...]

Em Shashamane, a festividade tem um gosto meio amargo. Quase meio século depois que os primeiros 12 caribenhos migraram para lá, em busca do sonho de retorno à Terra Mãe, poucos rastafaris são reconhecidos oficialmente como filhos da Etiópia. Pior, os rastafaris perderam 95% da terra que ganharam de Selassie, nos anos de 1970, confiscada pelo regime socialista etíope. O governo da terra-mãe tem sido padrasto. Além disso, os rastafaris da Etiópia têm enfrentado a fome, as revoluções, a desconfiança das autoridades que desaprovam o uso da maconha e o ceticismo local sobre a "divindade" de Haile Selassie.

Apesar de tudo, entre 200 a 300 famílias rastafari persistem no sonho da terra-mãe e formam uma comunidade eclética que inclui pessoas de países caribenhos, do Reino Unido e dos Estados Unidos entre outras nacionalidades. Alguns têm pequenos negócios, outros, trabalham para pequenas organizações. Os etíopes, de cultura bastante conservadora, vêem os rastafaris com uma mistura de curiosidade e condescendência.

Taye Kebede, etíope, professor de escola dominical explica: "Eles [os rastafaris] são boas pessoas que pensam em Shashamane como a terra santa dos negros. Mas nós não aprovamos o uso da droga. Eles estão criando um mercado de consumo de marijüana e alguns fazendeiros cultivam a erva ao invés de batatas". Sobre Selassie, diz o professor; "Nós o conhecemos [Selassie] melhor que eles [os rastafaris] e ele foi apenas um rei e, a certa altura, um governante bastante autocrático".


Retrospectiva Histórica

O rastafarianismo, que surgiu na Jamaica nos anos de 1920, em seus primórdios, era um movimento de consciência negra que re-interpretava profecias bíblicas, contra o racismo e o colonialismo. Os primeiros líderes defenderam o retorno à África dos descendentes de escravos. Quando Haile Selassie, conhecido então como Ras Tafari Mekonen [ou Makonen], foi coroado imperador da Etiópia, em 1930, ele e seu país tornaram-se inspiração espiritual para o movimento.

Selassie jamais se sentiu confortável com a crença rastafari em sua [dele, Selassie] divindade. Todavia, em 1950, ele criou Shashamane: 1.250 acres de terra, 150km ao sul de Adis Abeba, capital do país, para o assentamento dos rastafaris que desejassem viver na Etiópia. Em 1974, Selassie foi deposto e um governo militar socialista assumiu o poder. Nos anos de 1980, a comunidade rastafari estava em uma situação de ostracismo, mal vista pelas autoridades, por conta de sua associação com o ex-imperador. A população rastafari de Shashamene ficou reduzida a cerca de 50 pessoas.

A situação melhorou com a ascenção do governo democrático. O número de rastafaris na cidade vem aumentando lentamente e trabalhadores especializados estão seestabelecendo em Shashamane. O lugar, por sua história e pela aura de religiosidade envolvida em sua fundação, vem se tornando um destino turístico.

Na comemoração do aniversário de Selassie, uma espécie de rasta-natal, milhares de pessoas visitam Shashamene para participar das festividades, embaladas ao som do reggae. A viúva do outro ídolo rastafari, o cantor e compositor pioneiro do reggae, Bob Marley - Rita Marley, simpatizante da comunidade, criou uma escola e uma clínica na cidade.

FONTE: RELIGION NEWS
LINKS RELACIONADOS:
SHASHAMANE: A CIDADE RASTA DA ETIÓPIA
SHASHAMANE: SITE DA CIDADE



Escrito por UOL - enviado por Mahajah!ck às 17h24
[] [envie esta mensagem] []


 
  

"Bíblia da Maconha" lançada na França

Chegou a "bíblia" da maconha. Desde terça-feira, 10 de julho (2007), está disponível para o grande público o livro intitulado Cannabis, données essentielles (Cannabis, dados essenciais). Este constitui a primeira monografia realizada pelo Observatório Francês das Drogas e das Toxicomanias (OFDT) a respeito da substância ilícita a mais consumida na França. Todos os resultados dos estudos, pesquisas e dados epidemiológicos, científicos ou sociológicos, os mais recentes, e em certos casos inéditos, estão aqui sintetizados para apresentar um quadro o mais próximo possível da realidade da maconha no território francês.

Conforme todos sabem, o "baseado" banalizou-se amplamente no país. Ele conta cerca de quatro milhões de consumidores, dentre os quais 1,2 milhão são usuários regulares e 550.000 usuários no dia-a-dia. Esses números colocam a França entre os países que mais consomem a planta na Europa, ao lado da República Tcheca, da Espanha e do Reino Unido - informou Jean-Michel Costes, o diretor do OFDT. ...Desde 2000, o seu consumo regular alcançou praticamente o mesmo nível que o do álcool....

Produção Caseira

Para abastecerem, os usuários recorrem à doação (58,7%), à compra junto a amigos ou a traficantes (36,8%), e ainda à cultura caseira (5%), a qual se encontra em pleno desenvolvimento, inclusive nos meios urbanos. Cerca de 200.000 pessoas optaram por se dedicar à produção caseira, número considerado como uma "estimativa baixa". Cada vez mais disseminada, a maconha vem se tornando também cada vez mais barata. O preço médio de um grama de resina diminuiu de 30% em dez anos, até alcançar atualmente cerca de 4 euros (R$ 10,4). Quanto ao grama de erva, ele custa 5 euros e mais algumas poeiras de centavos (pouco mais de R$ 13), contra 10 euros em 1996.

por Sandrine Blanchard
trad.: Jean-Yves de Neufville
LEIA A NOTÍCIA COMPLETA In  UOL | LE MONDE



Escrito por UOL - enviado por Mahajah!ck às 17h17
[] [envie esta mensagem] []


 
  

China: Nossa Senhora do Carmelo

Santuário Mariano Chinês: Aparições da Virgem 

Na China, um reverenciado santuário da Virgem Maria, em Henan, visitado por 40 mil peregrinos anualmente, pode ser destruído por determinação das autoridades chinesas. O santuário foi erguido depois de aparições da Virgem no local, chamada Nossa Senhora de Carmelo. A afluência de devotos desagrada o governo de Beijing, que considera o culto como "atividade religiosa ilegal".

O santuário de Nossa Senhora de Carmelo foi construído nos primeiros anos do século XX. A devoção de quase 100 anos está prestes a sofrer um duro golpe com a má vontade do governo chinês com o catolicismo romano. A administração da província de Henan pretende destruir a estátua e, para desencorajar vigílias de protesto dos devotos, exercícios militares têm sido praticados na área. FONTE: CWN NEWS



Escrito por Mahajah!ck às 14h55
[] [envie esta mensagem] []


 
  

As Sete Maravilhas... de Portugal!

TORRE DE BELÉM - LISBOA 

1. A Torre de Belém
2. Mosteiro dos Jerónimos
3. Mosteiro de Alcobaça
4. Mosteiro da Batalha
5. Palácio da Pena
6. Castelo de Guimarães
7. Castelo de Óbidos.

Estas são as Sete Maravilhas de Portugal. A votação decorreu, via Internet, em www.7maravilhas.pt, em evento paralelo ao que escolheu as Novas Sete Maravilhas do Mundo.

A lista prévia dos candidatos contemplava, por ordem alfabética, o Castelo de Almourol, o Castelo de Guimarães, o Castelo de Marvão, o Castelo de Óbidos, o Convento de Cristo Tomar, o Convento e Basílica de Mafra, a Fortaleza de Sagres, as Fortificações de Monsaraz, a Igreja de São Francisco Porto, a Igreja e Torre dos Clérigos, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro dos Jerónimos, o Paço Ducal de Vila Viçosa, a Universidade de Coimbra, o Palácio de Mateus, o Palácio Nacional da Pena, o Palácio Nacional de Queluz, as Ruínas de Conímbriga, o Templo Romano de Évora e a Torre de Belém.

Nota-se que as maravilhas portuguesas, embora realmente belas, não são muito originais: três mosteiros, dois castelos, um palácio, uma torre. Que Torre, é bem verdade... Todavia estas maravilhas são o retrato da história de um país que se ergueu, pioneiro entre os Estados Modernos Ocidentais, no momento histórico da transição entre as Idades Média e Moderna.

É um país, de mosteiros, torres e castelos, signos da religiosidade e da nobreza aristocrática que dominaram o país deixando sua marca em todos os aspectos culturais e, especialmente, na arquitetura. Entre os "concorrentes" não faltaram outros castelos, mosteiros, conventos, igrejas, palácios. Foram exceções: a Fortaleza de Sagres, as Fortificações de Monsaraz, a Universidade de Coimbra, as Ruínas de Conímbriga, O Templo Romano de Évora.

LINK: TUDO SOBRE AS SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL
FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS | PT



Escrito por Mahajah!ck às 05h48
[] [envie esta mensagem] []


 
  

As Novas Sete Maravilhas do Mundo

CRISTO REDENTOR: UMA DAS NOVAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO 

Depois de todo aquele nhen-nhen-nhén..., finalmente, o Cristo Redentor é uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. É possível que a inclusão do Cristo carioca entre as Maravilhas do "maravilhamento" contemporâneo sirva, no fim das contas, para incrementar, quem sabe, talvez, o turismo no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito no sábado, 7 de julho (2007), em cerimônia realizada em Lisboa, Portugal, apresentada pelo ator britânico Ben Kingsley e a atriz americana Hillary Swank. O concurso foi promovido por uma fundação suíça e a escolha foi feita por votação via internet e mensagens telefônicas. Foram 100 milhões de votos que elegeram:

1. Grande Muralha da China
2. Monumento de Petra, Jordânia
3. Machu Picchu, cidade inca, Peru
4. Pirâmide de Chichén Itzá, México
5. Coliseu, Roma - Itália
6. Taj Mahal, na Índia
7. e o Cristo Redentor, Rio de Janeiro.

A seleção não é totalmente desprovida de sentido posto que, das Sete Marailhas do Mundo Antigo, somente uma existe de fato. As outras são monumentos desaparecidos. São elas: o templo de Ártemis, os jardins suspensos da Babilônia, o mausoléu de Halicarnassus, o colosso de Rodes, o farol de Alexandria, a estátua de Zeus e a grande pirâmide do Egito [única sobrevivente da erosão da história e do Tempo].

No Brasil, políticos fizeram os comentários previsíveis. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota:  "O Cristo Redentor sempre foi uma maravilha do Rio de Janeiro e do Brasil. A partir de agora ele é também uma das sete maravilhas do mundo". O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral fez aquele tipo de declaração entusiasmada: "É uma vitória que eleva ainda mais o Rio de Janeiro como um dos destinos mais desejados e admirados do mundo. Obrigado, Brasil!" - o "obrigado Brasil" refere-se as votos dos brasileiros que, certamente, se empenharam em mais essa "causa cívica". Como reforçou o comentário da ministra do Turismo, Marta Suplicy: "É o resultado da união de esforços de todos os setores sociais do país".

O Cristo

A estátua do Cristo Redentor possui cerca de 38 metros de altura e fica no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, que está a 740 metros acima do nível do mar. O projeto, feito de pedra-sabão e considerado patrimônio histórico desde 1937, é do engenheiro Heitor Silva Costa, com colaboração do escultor francês de origem polonesa Paul Landowski. O desenho final é do artista plástico Carlos Oswald.

FONTE: FOLHA | UOL



Escrito por Mahajah!ck às 04h56
[] [envie esta mensagem] []


 
  

mundo animal

MISÉRIA AFRICANA: COMENDO OS ELEFANTES...

NAIROBI, Kenya - Os mercados da República Central Africana oferecem todo tipo de exóticas "iguarias", produtos da floresta, incluindo macacos, antílopes e até carne de elefante, de alto custo, para quem pode pagar. Os caçadores matam os elefantes, extraem suas presas, de marfim, e esquartejam o animal. Os pedaços da carne são defumados com fumaça de lenha verde. Assim, a carne é "curtida" durante um dia a fim de permanecer palatável até chegar ao seu destino final: a cidade!

No mundo todo, geralmente, acredita-se que o negócio do marfim é a principal ameaça à vida dos elefantes mas enquanto especialistas em vida selvagem reúnem-se na Holanda - em 16 de junho (2007) - para discutir a proibição do comércio de marfim, os elefantes da floresta, talvez a espécie de elefantes mais ameaçada do mundo, estão sendo extintos não somente por suas presas mas, também e principalmente, por sua carne.

"Estes elefantes são mais caçados que os do sul e leste da África. Eu estou convencido que a caça aos elefantes da floresta da África Central é pela carne; o marfim tornou-se um subproduto" - comentou Karl Amman, fotógrafo da vida selvagem e investigador do tráfico ilegal de animais. Nos mercados de Bangui (capital da República centro Africana), o marfim custa cerca de 30 dólares o quilo ($30,00). A carne defumada do elefante, 12 dólares o quilo, mais cara que qualquer outro tipo de carne, incluindo aí o file mignon e a carne de porco.

O povo, que vive nas florestas e imediações, sofre tamanha pobreza que para eles não faz sentido pensar em preservação da espécie dos paquidermes (eles precisam preservar a própria vida e fome mata). O país não consegue suprir necessidades de saúde pública ou educação; os elefantes estão longe de ser prioridade, exceto como fonte de proteína! A explosão demográfica na região somente contribui para a difusão deste tipo de "dieta" e o elefante passou a fazer parte dos itens de alimentação, apesar da proibição de comercialização de sua carne.

A presa de um elefante da floresta pesa, em média, meio quilo. Torna-se evidente que o motivo da matança é outro. O animal rende muito mais dólares em carne. Os elefantes da floresta são diferentes de seus "primos" das savanas do leste e sul do continente, que são mais protegidos, mais visados pelas ONGs. Os da floresta, pequenos e mais escuros, têm as orelhas mais ovais. Vivem entre a Guiné e Uganda e se concentram no Congo, onde guerra e miséria absoluta são comuns.

Estes elefantes são menos conhecidos; vivem no coração das florestas. Em 1989, biólogos estimaram a população da espécie em 172 mil indivíduos; população que vem diminuindo vertiginosamente. Convenções e leis internacionais proíbem a comercialização desta carne porém muitas nações africanas obtiveram premissão, caso a caso, para continuar com a atividade. As autoridades fazem "vistas grossas" porque cobram impostos sobre estas mercadorias, não só a carne e o marfim do elefante mas também de carne, pele, dentes e ossos de outros animais selvagens, considerados simplesmente como "caça" ou "especiaria". A barbárie chega ao ponto de agentes governamentais fornecerem rifles a tribos de pigmeus para que cacem (exterminem a fauna centro-africana) com maior eficiência.

SABEDORIA MILENAR do poeta mórbido Augusto do Anjos: O HOMEM É FERA... (no mau sentido - meditemos...)

FONTE: NEWS YAHOO - AP por CHRIS TOMLINSON - AP 06/06/2007



Escrito por Ligia Cabús às 05h30
[] [envie esta mensagem] []


 
  

região amazônica: antropologia absurda da contemporaneidade

ÍNDIOS  CAIAPÓS EM PERIGO: O ATAQUE DO HOMEM BRANCO!

Na quinta-feira, 30 de maio [2007], dois índios provenientes de uma isolada tribo amazônica, o povo Metyktyre, apareceram na aldeia Caiapó de Kapot. Os visitantes também são Caiapós. Sua missão era fazer contato representando um grupo de 87 indivíduos que atravessaram 100km de floresta, durante cinco dias, em busca de socorro para o seu povo, ameaçado por uma invasão de garimpeiros e madeireiros. O líder da nação Kapot, Megaron Txucarramãe, informou os fatos à Fundação Nacional do Índio, Funai - via rádio. [SCOLESE, Eduardo. FOLHA ON LINE 02/06/2007]

No meio indígena, eles eram considerados desaparecidos, por morte em supostos conflitos ou vítimas de epidemia.
"É como se uma família de judeus que sobreviveu ao Holocausto 30 ou 40 anos depois descobrisse que boa parte de seus parentes sobreviveu", disse o presidente da Funai, Márcio Meira. "Há um sentimento de comoção em toda a área caiapó. Uma gravação de cantos [dos isolados] foi espalhada via rádio para todas as aldeias."
-
[SCOLESE, Eduardo. FOLHA ON LINE 02/06/2007]


Patrick Cunningham, agente do London-based People's Cultural Support Trust, em expedição na região, disse, em e-mail, que a tribo fala uma versão arcaica da linguagem Caiapó. Eles andam nús. Os homens usam o típico "estojo peniano" [no pênis] e muitos têm adereços de madeira implantados nas orelhas e lábios, o botoque [como o famoso cacique Raoni]. Usam arco e flecha. As mulheres raspam o alto da cabeça e pintam o rosto de vermelho.

Cunningham, que nunca encontrou esta tribo, disse que os Caiapós acreditam que o ramo (étnico) é formado por um grupo de famílias que embrenhou-se profundamente na floresta ao sul do Pará, hoje parte da reserva Menkregnoti, quando o pioneiro defensor dos índios, Orlando Villas Boas apareceu na área nos anos de 1950.

Os Metyktyre atravessaram a fronteira com o estado do Mato Grosso e foram postos em isolamento, há dois kilômetros da aldeia Kapot e sob assistência da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA a fim de prevenir possíveis contatos com vírus e outros agentes de doença estranhos ao organismo dos índios. Na aldeia Kapot, cerca de 500 índios também receberam vacinas.

Elias Bigio, da coordenação dos índios mantidos em quarentena pela Funai, existem referências sobre 68 grupos ainda isolados somente Brasil, a maioria por opção. Miriam Ross, ativista dos Direitos Indígenas do Grupo Survival International, estima que existam mais de 100 tribos sem contato com a civilização em todo o mundo [possivelmente, há mais]. "Entre o sul do Pará e o norte de Mato Grosso vivem cerca de 7.000 caiapós" [FOLHA ON LINE]. Outros dados dão conta de que em todo o Brasil existem cerca de 700 mil índios, a maioria habitando a região Amazânica; destes, 400 mil vivem em reservas onde procuram manter sua cultura, suas tradições, linguagem e estilo de vida.

FONTES: Folha on Line  | SFGate.com
 



Escrito por Ligia Cabús às 23h44
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 


notícias
HISTÓRICO


    CATEGORIAS
    Todas as mensagens
     ciencia fantastica
     cinema: comentário
     mundo animal
     budismo tibetano
     ninguém merece!



    OUTROS SITES
     UOL - O melhor conteúdo
     BOL - E-mail grátis
     Sofä da Sala Revista Ocultista
     JAHMUSIC NOTÍCIAS DE DEUS & DOS HOMENS
     JAHMUSIC LIVRO DE VISITAS
     MACABRO & FANTASIA NEWS-BLOG


    VOTAÇÃO
     Dê uma nota para meu blog!